terça-feira, 8 de maio de 2012

VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA



CURIOSIDADES

A AMARELINHA VEM DO FRANCÊS MARELLE, QUE POR ADAPTAÇÃO POPULAR GANHOU A ASSOCIAÇÃO COM AMARELO.
EM OUTROS LUGARES ESTA BRINCADEIRA É CONHECIDA POR OUTROS NOMES

J  EM PORTUGAL É CONHECIDO POR JOGO DA MACACA
J  EM MOÇAMBIQUE CHAMA-SE AVIÃO OU NECA.
J  NO RIO DE JANEIRO ACADEMIA OU CADEMIA E MARELINHA.
J  EM MINAS GERAIS É CONHECIDO COMO "PULAR MARÉ", NÃO "JOGAR MARÉ".
J  NO RIO GRANDE DO SUL É SAPATA.
J  NA ESPANHA A BRINCADEIRA É CHAMADA: CUADRILLO, INFERNÁCULO
J  NO CHILE É O LUCHE.
J  NO PERU É A RAYUELA.
J  NA COLÔMBIA É CHAMADA COROZA OU GOLOSA.
J  NOS ESTADOS UNIDOS E NA INGLATERRA É HOPSCOTCH.


VAMOS BRINCAR?

REGRAS DO JOGO

O JOGO CONSISTE EM PULAR SOBRE UM DESENHO RISCADO COM GIZ NO CHÃO, QUE TAMBÉM PODE TER INÚMERAS VARIAÇÕES. EM UMA DELAS, EXEMPLIFICADA NA FIGURA AO LADO, O DESENHO APRESENTA QUADRADOS OU RETÂNGULOS NUMERADOS DE 1 A 10 E NO TOPO O CÉU, EM FORMATO OVAL.
TIRA-SE NA SORTE QUEM VAI COMEÇAR. CADA JOGADOR, ENTÃO, JOGA UMA PEDRINHA, INICIALMENTE NA CASA DE NÚMERO 1, DEVENDO ACERTÁ-LA EM SEUS LIMITES. EM SEGUIDA PULA EM UM  SÓ NAS CASAS ISOLADAS E COM OS DOIS PÉS NAS CASAS DUPLAS, EVITANDO A QUE CONTÉM A PEDRINHA.
CHEGANDO AO CÉU, PISA COM OS DOIS PÉS E RETORNA PULANDO DA MESMA FORMA ATÉ AS CASAS 2-3, DE ONDE O JOGADOR PRECISA APANHAR A PEDRINHA DO CHÃO, SEM PERDER O EQUILÍBRIO, E PULAR DE VOLTA AO PONTO DE PARTIDA. NÃO COMETENDO ERROS, JOGA A PEDRINHA NA CASA 2 E SUCESSIVAS, REPETINDO TODO PROCESSO.
SE PERDER O EQUILÍBRIO, COLOCANDO A MÃO NO CHÃO OU PISANDO FORA DOS LIMITES DAS CASAS, O JOGADOR PASSA A VEZ PARA O PRÓXIMO, RETORNANDO A JOGAR DO PONTO EM QUE ERROU AO CHEGAR A SUA VEZ NOVAMENTE.
GANHA O JOGO QUEM PRIMEIRO ALCANÇAR O CÉU.

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